História
Fotos da igreja
Fotos das festas
Pinturas da igreja
Grupos & horários
Catequese
MEJ Shalom

Liturgia diária


Visualizar links úteis


Horários & Contactos


História
Breve história da paróquia

1 de Outubro de 1966 - A Congregação dos Missionários Redentoristas, com a vinda dos padres João Vaz e José Bernardo, assume a responsabilidade pastoral das zonas da Damaia, Venda Nova, Buraca e Alfragide.


7 de Janeiro de 1980 - Escritura do terreno para localização da futura Igreja da Buraca (contrato de constituição do direito de superfície celebrada entre a fábrica da Igreja do SSmo. Redentor da Damaia e a Câmara Municipal de Oeiras).


18 de Abril de 1980 - A Assembleia Municipal de Oeiras autoriza a instalação de pavilhões pré-fabricados no terreno.


30 de Outubro de 1980 - Alguns católicos da Buraca organizam-se em comissões para a edificação de uma capela provisória e, posteriormente, Centro Paroquial definitivo. Já nesta data se começa a sentir o apoio da Paróquia da Basílica da Estrela - Lisboa.


26 de Abril de 1981 - Bênção das instalações provisórias da Igreja da Buraca pelo então Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, D. José Policarpo.


21 de Junho de 1981 - Inauguração da Igreja e Centro Paroquial da Damaia.


13 de Julho de 1981 - Pedido de autorização, dirigido ao Patriarcado de Lisboa, para construção da nova Igreja da Buraca.


25 de Outubro de 1981 - A partir desta data é confiado ao Pe. António Baptista o cuidado pastoral da Comunidade Cristã da Buraca.


18 de Janeiro de 1982 - Decreto do Patriarcado de Lisboa que cria a partir do dia de Fevereiro desse ano, o Vicariato Paroquial da Buraca, sendo titular Nossa Senhora Mãe de Deus. Através deste decreto é também nomeado, oficialmente, como Vigário Adjunto da Damaia o Pe. António Baptista..

 


5 de Novembro de 1985 - Tomada de conhecimento da aprovação do projecto da construção da nova igreja.


13 de Novembro de 1985 - Constituição da Comissão Fabriqueira da construção do Centro Paroquial.


31 de Janeiro de 1986 - Aprovação dos Estatutos do Centro Social da Buraca por parte do Patriarcado de Lisboa.


14 de Agosto de 1986 - Adjudicação da construção da Igreja.


16 de Novembro de 1986 - Bênção do terreno e da primeira pedra pelo então Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, D. José Policarpo.


2 de Fevereiro de 1987 - Constituição canónica da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus - Buraca: solene Celebração Eucarística, presidida pelo então Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, D. Albino Cleto.


7 de Fevereiro de 1988 - Inauguração da Igreja: solene Eucaristia, presidida pelo então Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, D. Albino Cleto.


14 de Abril a 2 de Maio de 1988 - Semana de festas da Paróquia, sob o lema «Todos os bairros uma Igreja unida».


29 de Janeiro de 1989 - Inauguração oficial e Dedicação da Igreja. Cerimónias presididas pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro.


19 de Janeiro a 5 de Fevereiro de 1989 - Santa Missão com a participação de cinco missionários Redentoristas.


Junho de 1993 - As duas Irmãs Michel e Teresa (Dominicanas Irlandesas) iniciam o seu trabalho sócio-pastoral de apoio ao B.º Zambujal, tendo para isso alugado um pequeno apartamento.


30 de Maio de 1994 - Começo das pinturas da Capela-Mor, ao cuidado do pintor inglês Ken Ward.


20 de Outubro de 1996 - Solene Eucaristia, presidida pelo Vigário da Amadora, Pe. António Marim, para assinalar a tomada de posse do novo pároco, o Pe. José Bernardo e a despedida do Pe. António Baptista.

12 de Abril de 1998 - (Domingo de Páscoa) - Inauguração solene dos sinos da Igreja.

6 de Fevereiro de 1999 - Sessão artístico-cultural evocativa do 10º aniversário da Dedicação da Igreja.

7 de Fevereiro de 1999 - Solene Eucaristia, presidida por D. José Francisco Alves, Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa.


1 de Dezembro de 2002 - Os Missionários da Consolata começam a prestar a sua colaboração à paróquia com a celebração da Missa dominical no Centro Comunitário do B.º Zambujal e a prestar outras formas de apoio pastoral a este bairro.


15 a 22 de Fevereiro 2004 - Celebração dos 15 anos de dedicação da paróquia, com uma semana de actividades. Grande conferência pelo prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, subordinada ao tema da modernidade.

 


22 de Fevereiro 2004 - Eucarístia de encerramento das actividades presidida por D. Tomás Nunes, Bispo auxiliar de Lisboa.
23 a 30 de Janeiro de 2005 - Segunda semana da comunidade com a participação do actor Ruy de Carvalho, numa grande conferência.
Junho de 2006 - A paróquia realiza as marchas dos Santos Populares


12 a 19 de Fevereiro 2006 - Terceira semana da comunidade, com noite de fados; Gonçalo da Câmara Pereira, filhas e Mico da Câmara Pereira. Solene Eucaristia de encerramento e Crisma por D. Carlos Azevedo, Bispo auxiliar de Lisboa.


20 de Maio de 2007 - O movimento de jovens Shalom festejam os seus 40 anos de movimento. Escolheram a nossa paróquia para essa grande festa e tiveram transmissão da Eucaristia pela TVI. Estiveram presentes os seus fundadores e reuniram meio milhar de jovens de todo o país.


10 e 11 de Maio de 2008 - Grande assembleia paroquial - Depois de um ano a reflectir sobre 5 temas; Evangelização, Paróquia, Igreja espaço de corresponsabilidade, Acção sócio-caritativa e Eucaristia, foi tempo de reunir a paróquia para apresentar e trabalhar as conclusões de um ano de reflexão. A assembleia terminou com o apresentar de conclusões, seguindo-se a Eucaristia, ás 18 horas de Domingo, celebrada pelo Bispo auxiliar de Lisboa, D. Carlos Azevedo.


14 de Junho de 2008 - Grande concerto pelo coro da catequese "Os piquenos". A igreja não estava cheia, mas um bom número de paroquianos acorreram ao chamamento: As crianças e adolescentes da nossa catequese, orientados pelo Seminarista IGOR apresentavam o que havia sido uma ano de trabalho, desde o canto à música. Contaram ainda com a presença de um grupo de seminaristas do seminário de Alfragide. A música e o canto elevaram a paróquia ao que alguns chamaram de extraordinário.


20 de Dezembro de 2008 - Mais um concerto organizado pelo coro "os piquenos" da catequese, na pessoa do seminarista Igor, que desta vez quis juntar mais 3 coros: O do seminário de N. Sra. de Fátima em Alfragide, um de Odivelas e outro do Bairro 2 de Maio na Ajuda. Foi uma excelente noite de música e de são convivio aquele que se viveu. No fim do concerto a paróquia teve um gesto de agradecimento e reconhecimento pelo excelente trabalho do Igor, oferecendo-lhe um presépio.


8 a 15 de Fevereiro de 2009 - VI semana da Comunidade. Integrada nas festividades do anoPaulino, e tendo como tema: "Avivar a chama evengelizadora de S. Paulo, no vigésimo aniversário da igreja",viveu-se mais uma semana da comunidade, a 6ª.


24 a 31 de Janeiro de 2010 - VII Semana da Comunidade - Sob o tema: "Com a Palavra da verdade, fazemos festa em comunidade".
Mais uma vez a comunidade foi chamada a afirmar a festa à volta de uma semana, toda ela cheia de actividade e momentos diversos. Sem retirar importância a cada momento, o ponto alto centrou-se no Domingo, com a solene Eucaristia celebrada pelo nosso Bispo, D. Carlos Azevedo, onde cerca de 70 paroquianos, jovens e adultos, receberam a Sacramento do Crisma.

18 de Setembro de 2011 - Acção de graças e despedida do padre Bernardo: Foi no dia 18 de Setembro, que o padre Bernardo se despediu da paróquia que o acolheu durante 15 anos, para aceitar nova missão, desta vez em Castelo Branco. Nestes 15 anos o padre Bernardo serviu com afinco e dedicação a paróquia, dedicando-lhe todo o seu tempo. Mais compreendido por uns e menos por outros, o padre Bernardo deixou a sua marca nesta paróquia e fez a sua história. Obrigado padre Bernardo e que o Senhor continue a brilhar no seu caminho de pastor.

2 de Outubro de 2011 Tomada de posse do Pe. Lucílio Neves.
Foi na presença do Bispo auxiliar de Lisboa D. Joaquim, do seu superior provincial e de um considerável número de paroquianos que decorreu a cerimónia de tomada de posse do Padre Lucílio Neves. Lida e assinada a acta de posse, o novo pároco manifestou a sua vontade e desejo na comunhão eclesial com o Bispo e manifestou grande vontade e abertura em ajudar a a paróquia no seu caminhar comunitário eclesial.

> Voltar ao topo da página

 

Notícias

> Nos primeiros Sábados de cada mês, das 15h00 ás 16h00, Adoração ao Santíssimo.


O pároco


Pe. Lucílio Neves
(Missionario Redentorista)

Contacte-nos paroquiadaburaca@sapo.pt

Última actualização: 19-07-2012